sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Teoria Neural e Neurociência moderna

    Segundo a teoria neuronal, o cérebro é formado por neurônios que constituem as unidades elementares na transmissão de sinais. Através de suas ramificações, os neurônios estabelecem conexões que obedecem aos seguintes princípios gerais:

1) As conexões que um neurônio estabelece com outro são altamente específicas, isto é, embora num ser humano existam 100 bilhões de neurônios e trilhões de ramificações, as conexões não acontecem ao acaso, cada uma tem formato próprio e propriedades individuais;

2) Em todas as espécies de animais os neurônios se conectam segundo padrões bem definidos, obedientes à mesma organização geral característica da espécie à qual o animal pertence;

3) Salvo raras exceções, a informação trafega sempre na mesma direção no interior do neurônio: entra pelos dendritos (as ramificações) e corre na direção do axônio (a extensão não ramificada). Essa propriedade recebe o nome de polarização dinâmica;

4) Nos circuitos, o contato entre dois neurônios ocorre apenas em pontos especializados chamados de sinapses. Nelas, os neurônios não se tocam, deixam um espaço minúsculo entre as duas terminações: em média, 20 nanômetros (20 milésimos de milímetro). 

    Essa observação foi de importância fundamental. Antes dela, imaginava-se que a informação seria transmitida de um neurônio para o outro como nos fios elétricos: por continuidade. Não poderia ser assim; se fosse, a voltagem do impulso nervoso cairia à medida que ele percorresse o circuito de neurônios, da mesma forma que a voltagem cai enquanto percorre os fios elétricos da rua (por isso a companhia instala transformadores de tantos em tantos metros).
     Nas sinapses, os neurônios não se conectam como fios elétricos. Nelas, eles se comunicam através de uma linguagem físico-química.

crédito: http://www.drauziovarella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se ao melhoramento do site e respostas as suas dúvidas, portanto aproveite: sugira, pergunte, critique.

Equipe COG