sábado, 12 de março de 2011

Pesquisadores estudam formas de controlar robôs com a mente



           Pesquisadores da Universidade de Medicina de Pittsburg, nos Estados Unidos, desenvolveram uma interface computador-cérebro (BCI) a fim de permitir que robôs fossem controlados por comandos cerebrais.
          Os testes, iniciados em macacos, foi implantado em um transmissor na mão e outro no braço mecânico. No vídeo acima, é possível ver, à direita, o animal movendo o braço mecânico na tentativa de pegar um objeto. Testes como esse já haviam sido realizados no passado. No entanto, a equipe do neurocientista Andrew Schwartz, do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, conseguiu proporcionar movimentos mais complexos do que já se havia conseguido até então.

           Schawartz passou anos estudando algoritmos para conseguir que robôs lessem informações mais complexas enviadas pelo cérebro, como manipulação precisa de objetos e movimentos rotacionais. E a pesquisa não parou por aí. O objetivo é desenvolver mecanismos para aplicar a tecnologia a pessoas que perderam os movimentos do corpo.
           Em 2004, um teste chegou a ser feito com um jovem tetraplégico chamado Matthew Nagle. Ele foi capaz de movimentar o cursor do mouse no computador com comandos cerebrais e, até mesmo, escrever um pequeno texto. Mas o sistema de interface neural foi eventualmente removido e Nagle faleceu em 2008.

crédito: TechTudo Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se ao melhoramento do site e respostas as suas dúvidas, portanto aproveite: sugira, pergunte, critique.

Equipe COG