domingo, 13 de novembro de 2011

A ILUSÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - parte 2/2


Quais são os limites do modelo computacional?

Pessoalmente, pertenço à escola de pensamento segundo a qual tais limites são tão estreitos que a metáfora do computador se revela inútil. Não creio que exista algum elemento que demonstre a semelhança entre o cérebro e um computador eletrônico, e a razão não é investigada só de baixo para cima, mas também de cima para baixo. De baixo para cima significa que em um cérebro qualquer detalhe é variável: se uma empresa tentasse reproduzir esta condição em um computador, acabaria por falir. Em um computador é indispensável a precisão, coisa que às vezes falta no cérebro, cuja força está representada em suas variações, segundo o neodarwinismo. Só se um computador pudesse exprimir sentimentos e emoções poderiam ser aceitas a metáfora do computador. Por isto, vendo as coisas de baixo para cima, as variações são tantas e tais que seria impossível projetarem um aparelho eletrônico de tal tipo. É um princípio diferente.

O que o senhor quer dizer?

Os computadores funcionam não com base na seleção, mas nas instruções, e não contêm em si próprios qualquer significado. Diz-se que eles devem conservar os dados, e depois se interpretam os dados no princípio e no fim, na entrada e na saída. O computador não pensa e não está sujeito a nenhum tipo de seleção, enquanto que no cérebro a seleção se desenvolve continuamente. De cima para baixo, os limites desta metáfora se correlacionam com extrema clareza. Suponhamos que eu esteja sentado em um compartimento de um trem e que sinta um grande calor e sue copiosamente. Você se senta defronte a mim, eu não a conheço, e exalo um suspiro "Uff", ao que você me responde "Uff". Aprendemos alguma coisa um do outro? Nós dois sabíamos que fazia calor e que o outro sentia calor, ou ao menos supúnhamos. Ora, na expressão de nosso senso de sufocamento nós não quisemos dizer que fazia calor, mas antes exprimir uma relação entre nós, conotada emocionalmente. Por isso, enquanto não for demonstrado que um computador eletrônico possa provar sentimentos e emoções e saiba exprimir um estado comum a outro sujeito creio que a metáfora computacional é apenas perda de tempo.

O que acha dos estudos de inteligência artificial?

A inteligência artificial já foi criada há muito tempo, e no início parecia extremamente promissora. Existem diversos tipos: por exemplo, a inteligência artificial "hard" e "soft". Como ocorre com muitas outras coisas que pretendem o impossível, ao final qualquer coisa de bom sempre surge; por exemplo, foram criados numerosos programas válidos para computador. Mas a pretensão de reproduzir com sistemas digitais o comportamento de um animal revelou-se um completo desastre. Em outras palavras, a inteligência artificial não tem nada que corresponda ao bom senso, ou a um gato que pule em cima da geladeira. Nem existe também um sistema de guia inteligente à maneira dos organismos inferiores, quando atravessam um ambiente que lhes é desconhecido. Portanto, a idéia de que seja possível programar qualquer coisa, a idéia que sustenta a inteligência artificial, é para mim uma promessa vazia

créditos: http://www.gomestranslation.com/artigos/translated_articles/edelman.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se ao melhoramento do site e respostas as suas dúvidas, portanto aproveite: sugira, pergunte, critique.

Equipe COG